HomeCHAVES

Tesoura voadora com chave de calcanhar – Flying scissor with heel hook

Tesoura voadora com chave de calcanhar – Flying scissor with heel hook
Like Tweet Pin it Share Share Email

O golpe deste post é considerado por muitos (eu inclusive) um dos mais incríveis do MMA. Mas antes de falar dele, vamos rapidamente contextualizar o ano que ela aconteceu, Anderson Silva já era um ótimo lutador mas não era a lenda que a maioria conhece.
Vamos voltar quase 14 anos no tempo, mais especificamente 31 de dezembro de 2.004 no Pride Shcokwave (nada de pular ondinhas, os japoneses passavam a virada de ano assistindo lutas).O combate principal era nada menos que Minotauro e Fedor. Anderson iria protagonizar a quarta luta da noite (de um total de 10) enfrentando o japonês Ryo Chonan, que era um bom lutador (com vitória sobre Carlos Newton, por exemplo) mas que não era muito conhecido.

O Aranha começou de forma agresiva a luta, usando a sua vantagem de alcance (13 cm mais alto) e pegando as costas do japa que se defendeu por vários ataques até conseguir inverter e ficar na guarda do Spider por um bom tempo. No segundo round Anderson aplicou golpes duros em Ryo Chonan que chegou a ir para o chão com uma joelhada de Anderson mas se recuperou.
No terceiro round, a luta voltou equilibrada com ambos lutadores sabendo que teriam que decidir para não deixar na mão dos juízes. E foi no 3° minuto do terceiro round que Chonan sacou da manga uma tesoura voadora com chave de calcanhar que fez Anderson bater instantaneamente. Bas Rutten um dos comentaristas da luta gritava “Isso é incrível! Nunca vi numa luta, só em demonstrações!”

Confira abaixo, toda a plasticidade e eficiência deste belo golpe.

Repare que quase instantaneamente que Chonan coloca sua perna esquerda a frente coxa do de Anderson ele passa sua outra perna para trás do adversário e a retorna como um chicote para completar a tesoura. Aí foi só ajustar o laço na perna direita de Anderson e puxar o calcanhar.

Obs: Apenas a título de curiosidade, veja outras lutas que ocorreram neste mesmo evento épico e repare o grande número de atletas consagrados que compunham o card:
Fedor Emelianenko x Antônio Rodrigo Nogueira
Mark Hunt x Wanderlei Silva
Takanori Gomi x Jens Pulver
Dan Henderson x Yuki Kondo
Mirko Cro Cop x Kevin Randleman
Roulon Gardner x Hidehiko Yoshida
Ryan Gracie x Yoji Anjo
Minowa x Stefen Leko

E aí, curtiu o golpe? Então mantenha a guarda alta e segue a gente no Insta e no YouTube que vem muito mais por aí!

Osss!

Apaixonado por artes marciais desde criancinha, faixa roxa de jiu e praticante de MMA.