HomeARTIGOS

Quem foi Miyamoto Musashi? | Parte 1

Quem foi Miyamoto Musashi? | Parte 1
Like Tweet Pin it Share Share Email

Aqui no Golpes de Luta, já falamos sobre diversos aspectos do universo das lutas: De estilos, filosofia, até personalidades. Agora, sabemos que as origens das artes marciais são antigas. Muito antigas. Tão antigas, que é difícil apontar um momento histórico em que começou a ser desenvolvida. Isso por um motivo simples: Lutar é a forma da natureza resolver seus problemas a milhares de anos.

Albert Einstein já disse: “Observe a natureza com profundidade e você entenderá tudo melhor”. Basta assistir qualquer documentário sobre a natureza que entenderão o que digo.

Apesar de não sabermos o exato início, temos muita informação do passado. Como foi dito no artigo sobre as diversas formas de Grappling, todos os povos têm em sua história algum tipo de técnica de guerra. Focaremos para esse artigo em uma região específica: Japão.Quando se fala em Japão, pensamos naquela mistura maluca entre tradições milenares e a mais alta tecnologia moderna. Em relação a tradição, todo mundo conhece a famosa casta dos Samurais. Falaremos no futuro sobre os Samurais. No momento, quero destacar o mais famoso entre eles:

Miyamoto Musashi

Muito se fala sobre ele. Mas poucos realmente sabem quem foi.

Representação de Musashi

Todos os países têm seus heróis nacionais. Eles ajudam o povo a criar  uma identidade em comum, a se inspirarem nos feitos de grandes homens do passado. Trata-se sempre de um ancestral poderoso, que possam ter como exemplo da virtude a qual todos almejam alcançar, ou que ao menos, os façam ter orgulho de fazer parte de determinado povo. No caso dos japoneses, um destes grandes homens foi justamente ele, Miyamoto Musashi.

Para entendermos quem foi, iremos analisar o período em que viveu. Muito da história de Musashi se perdeu no tempo, existindo muitas inconsistências entre estórias contadas sobre ele. Tradicionalmente, diz-se que Miyamoto Musashi – Nascido Bennosuke – nasceu em 1584. Este período histórico do Japão era chamado de (Agora se preparem para palavras difíceis de se lembrar e ainda muito mais difíceis de se pronunciar) “Azuchi–Momoyama”. Este é como é chamado os últimos anos do sangrento período Sengoku (A era dos estados em guerra), que durou de 1467 até 1600. Durante este período, os conflitos eram constantes entre os Clãs japoneses e as guerras e mortes eram comuns.

Musashi era filho de Munisai, um guerreiro e instrutor de artes marciais conhecido por suas habilidades com o “Jitte” (arma utilizada em grande

Auto-Retrato de Musashi em sua velhice

parte pela polícia japonesa da época). Ele tinha o título de “incomparável sob o sol” concebido pelo chefe do clã Shinmen. Resumindo, Miyamoto Musashi nasceu cercado pela arte do combate. Tanto pelo lado familiar quanto o ambiente em que viveu.

Aliás, outro ponto interessante sobre sua vida é seu nome. Quando criança, era conhecido como Bennosuke (alguns especialistas usam também o nome Takezo). Quando mais velho, seu nome completo passou a ser Shinmen Musashi no Kami Fujiwara no Harunobu. Shinmen por causa da filiação de sua família com o Clã Shinmen, Musashi era um título da corte, fazendo dele governador da província de Musashi e Fujiwara era a linhagem que ele dizia pertencer. Miyamoto era a província de origem de sua família.

Temos 2 fontes de conhecimento sobre Musashi – primeiro são livros escritos por ele mesmo, como o Livro dos Cinco Anéis e o texto Dokkodo. Mas estes são, por sua vez, descrições de seus métodos de combate e de sobrevivência, não uma autobiografia. Por este motivo, temos a segunda fonte, que são estudos históricos e arqueológicos. Com base nessas duas fontes, foram criadas as mais diversas lendas sobre Musashi, incluindo aí o mais famoso dos livros sobre sua pessoa – Os dois livros escritos por Eiji Yoshikawa. Estes livros são uma mistura de história com lendas e criações da mente do autor, com o objetivo de romantizar a vida de Musashi, criando assim uma das mais bem contadas obras de arte da literatura Japonesa. Agora que temos uma boa noção sobre quem foi, iremos no próximo artigo falar sobre a jornada de sua vida, de uma criança selvagem, para um Samurai extremamente habilidoso, não só com a espada, como também com a caneta. Curioso? Fique atento para o próximo post!

Mantenha a guarda alta. Osss

Faixa preta de Jiu-Jitsu, estudioso do universo das lutas e administrador do Golpes de Luta.