HomeARTIGOS

Grappling Parte II – O esporte mais antigo do mundo

Grappling Parte II – O esporte mais antigo do mundo
Like Tweet Pin it Share Share Email

Voltamos com a segunda parte de nossa série sobre Grappling. No último Post falamos que Grappling é uma categoria de lutas especializadas em dominar o oponente com técnica e força, utilizando-se de quedas, torções e chaves, sem golpes traumáticos. A partir de agora, passaremos a falar dos diversos tipos de lutas agarradas.

Iniciaremos com uma pergunta aparentemente simples: Qual o esporte mais antigo do Mundo?

Iremos responder com um raciocínio histórico.

Durante 99% da existência de nossa espécie, vivemos em pequenas tribos de caçadores e coletores.

Milhares de anos atrás, aproximadamente 10.000 anos atrás, nossos ancestrais descobriram a agricultura e como consequência, deixaram a vida nômade para cultivar a terra. Isso os permitiu ter acesso mais fácil a alimentos, fazendo com que a população de seres humanos na terra aumentasse consideravelmente. Ótima notícia, certo?

Bom… isso também deu origem a guerra organizada – como conhecemos hoje – afinal, enquanto a violência for o método mais fácil de se conseguir o que queremos, continuaremos a usá-la.

Quando necessitávamos de terras ou simplesmente quando apenas era mais fácil rouba-las, passamos a invadir vilarejos, cidades, impérios.

Para nos defendermos, nos tornamos cada vez mais militarizados. Sumérios, Egípcios, Gregos, Persas, Romanos…Todos são altamente conhecidos – entre outras características – por serem mestres na arte da guerra.

Aonde quero chegar com isso tudo? Fácil!

Em um mundo onde o combate é extremamente necessário para a sobrevivência, que estava intrinsecamente ligado aos povos, quais características teriam suas expressões culturais? – o combate, claro.

Entre as formas de combate, uma delas parece surgir de uma forma ou de outra em todas as culturas: Wrestling.

Existem pinturas nas paredes de cavernas na província de Bayankhongor na Mongólia que datam de 9.000 mil anos atrás.

Uma laje de pedra de 5.000 mil anos mostrando três wrestlers foi encontrado no Egito e há evidências de que uma variável de Wrestling seja um dos esportes mais antigos, datando de 4.600 anos atrás, vindo da antiga Suméria (atual Iraque):

Esta imagem mostra o que parece ser provavelmente a base de um Vaso, com dois homens lutando – segurando um no cinto do outro, o que hoje chamamos de “Belt Wrestling”, que é uma modalidade em que o objetivo é derrubar o oponente segurando o cinto dele.

Resumindo, o Wrestling é antigo. MUITO antigo. Este Wrestling é chamado de “folk Wrestling” ou seja, Wrestling folclórico- tradicional, por serem expressões nativas particulares de cada região. Grande parte da civilização ocidental possui raízes na cultura Greco-Romana, então alguns concluem que foi a partir do esporte mais popular no mundo Grego que muitos países criaram seus estilos particulares de Wrestling, o que pode ser refutado apenas analisando algumas tribos de índios nativos brasileiros que praticam o “Huka-Huka” – estilo de Wrestling em que dois lutadores iniciam o combate de joelhos e assim que o “juíz” autoriza, tentam executar quedas.

Japoneses possuem o Sumô. Indianos possuem o Pehlwani, os mongóis o Bökh, até mesmo os povos nórdicos (popularmente conhecidos como Vikings) praticavam Glima, que era a arte marcial praticada por eles 1,200 anos atrás, sendo que hoje em dia é o esporte nacional da Islândia.

 

 

 

(foto: Iano Andrade/CB/DA Press)

Imagino que não preciso nem responder qual é o esporte mais antigo do mundo, certo?

 

Mantenham a guarda alta… e a base baixa para evitar a queda!

Osss