HomeARTIGOS

Você sabe o que é Mushin?

Você sabe o que é Mushin?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Quem pratica artes marciais há algum tempo, provavelmente já experimentou uma sensação muito peculiar. Ela acontece quando você executa um golpe perfeito no adversário e ao final se dá conta que estava numa espécie de “transe consciente”. Não estou falando daquele golpe que entra na marra (ou como se costuma dizer, na grosseria), ou na sorte. Mas sim daquele que quando o adversário percebe o perigo, já é tarde demais.

Quando isso acontece, aquele que executa o golpe pode ter experimentado um estado de consciência mental muito conhecido e perseguido pelos antigos samurais chamado Mushin.

“Mu” ou vazio, no Mushin refere-se a mente vazia no sentido de distrações, preocupações, medos, seja no combate ou em qualquer outra atividade do dia a dia.

Uma das lutas em que mais associo a este estado mental é a histórica vitória de Fabrício Werdum sobre a lenda Emilianenko Fedor. A luta durou apenas 1:30, para a surpresa geral dos amantes de MMA.
Werdum entrou no arena do Strike Force com seu estilo sorridente, como se estivesse desinformado de que enfrentaria um cara que não conhecia derrota há 10 anos.

Em uma entrevista me recordo do Werdum dizendo que sua estratégia era simples, tentar finalizar no início da luta para evitar que o suor atrapalhasse a pegada do golpe. E foi exatamente o que ele fez, sem tomar conhecimento do russo. Num belíssimo ataque duplo, executou uma chave de braço partindo do triângulo, que definiu a luta. Para explicar o que isso significou no mundo da luta, para um amigo apaixonado por futebol, usei a seguinte comparação: foi como o penalti que o Baggio perdeu e deu a copa de 1994 para o Brasil, algo pouco provável e espetacular (para os brasileiros é claro).

E a pergunta que não quer calar, como eu consigo atingir o Mushin?

Obviamente com muita quilometragem de tatame, mas seguindo duas práticas muito executadas por lutadores experientes pode facilitar o caminho. A primeira é a praticar meditação. Rickson Gracie um dos maiores expoentes da arte suave, sempre foi um grande defensor da prática da yoga de forma a complementar a formação do atleta. A meditação fortalecerá sua mente assim como o exercício fortalece seus músculos.fotos pra coluna estilo da Revista Ragga

A outra dica é observar seu estado mental, principalmente antes do combate e depois. Antes para tentar acalmar a mente e afastar preocupações ou ansiedades (técnicas respiratórias dão bom resultado). E depois de um golpe bem executado analisar como estava seu estado de consciência para tentar  reproduzir as condições externas e internas (ambientais e psicológicas) em que você se encontrava, caso tenha entrado em Mushin.

Agora que você já sabe o que é Mushin, compartilhe sua experiência se alguma vez já experimentou esse estado de consciência e ajude este post a ficar mais interessante para os apreciadores das artes marciais.

 

Osss!

 

Apaixonado por artes marciais desde criancinha, faixa roxa de jiu e praticante de MMA.